quarta-feira, 16 de março de 2011

O bem que o animal pode trazer

Quem tem um animal sabe do bem-estar que ele proporciona. Momentos de descontração, carinho e passeio colaboram a ambos. O amor incondicional do cão cativa facilmente, nos ajudando a superar a solidão e outros problemas. Esses cães, além de darem menos trabalho que pessoas, são muito compreensivos. É fácil ver pessoas com seus amados cães relatar que ele é muito importante na sua vida, por ser verdadeiro companheiro, sempre presente nos momentos importantes – bons e ruins – da vida.

Mas não pense que esses bons fluídos são vistos apenas por nós, “gente boba”, como, às vezes, somos chamados. A ciência também explica. Estudos comprovam que ter um animal de estimação é uma forma de combater o estresse e controlar a pressão arterial. Conforme o veterinário Paulo Fernando de Deslandes, especializado em psicologia canina, “os benefícios aos seres humanos relacionados à satisfação emocional, medida pela oxitocina (hormônio ligado ao ato de cuidar de uma criança) também aparecem nos casos de quem cuida de animais de estimação”. Pessoas solitárias e com pouco contato social estão sempre mais propensas à depressão.

Para as crianças, crescer com um animalzinho faz com que desenvolva o senso de responsabilidade e percepção do outro, e, ainda, o senso emocional é facilitado. Para os idosos, eles auxiliam na reconstrução de importantes parcerias que já foram rompidas com a família, esposas e maridos falecidos, ou filhos que saíram de casa ocupando importante lugar de amizade e apoio para estas pessoas.

Ter um animal é um deleite. Suas travessuras, sujeiras e gastos valem cada momento e centavo. Mas é sempre bom lembrar que os animais não estão para satisfazer nosso mero prazer. Estamos unidos num círculo da vida com respeito e dignidade, aceitando o direito de todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário