quarta-feira, 23 de março de 2011

Bulldog: "feio", mas gentil




Vivo, travesso, corajoso, temperamento equilibrado, digno de confiança. Apesar de seu aspecto feio – sem qualquer demérito –, os bulldog são naturalmente afetuosos, calmos e, um detalhe, fazem pouco barulhento. Excelente companheiro para crianças – por isso, repito, a sua cara feia pode até espantar, mas ele é um pet super dócil. Além disso, é muito afeiçoado aos donos. Acredito, inclusive, que William Hanna e Joseph Barbera, os criadores do desenho ‘Tom & Jerry’ devem ter pensado nisso. Lembrem-se, o amigo do rato Jerry é um dullgod, sempre tranqüilo, dorminhoco e um excelente companheiro nas horas de sufoco, nas fugas do gato Tom.

Este cão é originário da Grã-Bretanha e deve ser descendente dos molossos (cães fortes, oriundos da Molóssia, atual Grécia Ocidental). Foi introduzido na Inglaterra pelos navegadores fenícios. Como o nome indica (bull, em inglês, significa touro), foi criado para combater, evidente, os touros. Também eram organizados ringues de luta entre esses cães – que, convenhamos, ainda bem, foi tornada ilegal e abolida.

Em 1875, o primeiro padrão dos bulldog foi publicado. Atualmente, ele é um cão de companhia. Pode pesar de 22 a 25 quilos e medir de 30 a 40 centímetros. Eu tive contato com dois buldogues em um ano e meio trabalhando em pet shop e, particularmente, acho que são divertidíssimos e super bagunceiros, o que diferencia um pouco do padrão da raça.

É preciso ter cuidado com esse cão, especialmente com escovação diária e higienização das dobras das faces para evitar irritação e mau cheiro. Ele adora passear, como todos os cães, mas não suporta calor intenso.
Enfim, eles são lindos e, como diria um amigo, “muito sangue ‘bão’”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário