quarta-feira, 25 de maio de 2011

PASTOR BELGA


Era uma vez uma menina que ganhou um cachorro que parecia um urso azul de tão preto. Ela vivia para baixo e para cima com seu cachorro que se tornou uma grande cachorra que metia medo, mas de uma ternura e obediencia sem tamanho. Esta historia é a minha. Minha historia com a querida e falecida Milka.
A Milka era uma dos grandes cães de pastoreiro que possue quatro variedades e seriam descendentes de cães de rebanho da Europa Central ou de cruzamento entre raças da região da Belgica com os Mastins e Deerhound vindos da Inglaterra no séc XIII. No séc XIX existia na Bélgica uma grande variedade de cães de pastoreiro de cores, texturas e tamanho de pelo muito diversas. AS primeiras seleções ocorerram em 1981 criado o clube do pastor em 1984 estabeleceram os fundamentos de padrão racial após ter distinguido 4 variedades.
Em 1898 O pastor Belga de pelo longo e preto foi denominado "Groenandel" nome do castelo de seu principal criador. Na mesma época o pastor belgas de pelo fulvo de pelo duro do castelo de "Laekenois" se bem que esta variedade se tornou rara.A grande maioria dos pastores belgas de pelo curto da região Malines foram denominadas "Malinois". Tem também os de pelo longo e fulvo conhecidos como Tervweren. Pode medir de 56 a 62 cm, e pesar de 28 a 35 kilos. Temperamento Nervoso, sensivel, impulsivo, Muito vivaz em resposta aos diversos estimulos, atento de personalidade forte, dedicado ao seu dono mas por vezes agresssivos com estranhos. Extremamente sensiveis não suportam brutalidade, são cães cuja educação deve ser conduzida com suavidade, firmeza e muita paciência. Eles são muitos utilizados como cão policial, rastreador de resgate e auxiliar nas alfandegas e como de compania uma vez que são muito afeiçoados a seu dono e seu habitat como minha querida Milka.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Priscila ou SheepDog


Peguei o meu cachorro
pra ser um campeão
pra ganhar a exposição
Dei aquele banho
E aparei o pêlo
pra dar uma boa impressão

Ele é um colosso
Eu não largo o osso
e de dona já virei fã
Ele é um colosso que vem me acordar de manhã
Ele é um colosso
Eu não largo o osso
e de dona já virei fã
Ele é um colosso que vem me acordar de manhã


A raça da coluna de hoje é o Sheepdog mais conhecido como a Priscila da Tv Colosso. Quem tem a idade de 20 e poucos anos pode lembrar. São diversos registro da origem desta raça. Há registros que ele tenha surgido de um cruzamento muito antigo com as raças de es pastores insulares e continentais o Puli e Briard. Porem pode se dizer que existe a muito tempo, existe uma pintura datada de Gainsborough datada de 1771. Foi apresentado em exposição em 1873 na cidade de Birmingham. Foi reconhecido oficialmente em 1888 na Grã – Bretanha e em 1900 nos EUA fundaram o primeiro Clube de SheepDog. Era muito utilizado para pastoreiro e compania.
Avaliam que este cão é dotado de um grande vigor, brincalhão, turbulento, não é medroso nem agressivo. É muito afetuoso, dócil, fiel. Curiosidade que este cãozinho vigia muito bem crianças, ganhando o apelido de Nanny Dog.
Adapta a vida na cidade, mas tem que passear bastante. Resiste mal ao calor. A escovação deve ser diária para que a sua pelagem não vire um monte de nó. Eu já vi só um desse cão na cidade.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O astro São Bernardo


FOTO: Com vocês, a Fiona, aquela que “só aprontava”, como dizia seu dono

Sabe um cachorro que lambe a sua cara e deixa ela toda molhada. Um cão que chame atenção quando passa, no estilo de “parar quarteirão” diante de tanta formosura. Este é o São Bernardo. Dizem que eles descendem dos Malossos da Antiguidade, que atravessaram os Alpes com as legiões romanas. Suas origens datam do Século XVII, na Suíça, no local que era chamado Grande São Bernardo, fundado na Idade Média, onde os monges o adestraram.

Foi ali que sua reputação de farejador de montanha se formou. Existiu um cão de nome Barry, nascido em 1800, que salvou 40 pessoas em 10 anos. A curiosidade é que este “cãozão” tinha pelo curto e, devido ao cruzamento com a raça Terra Nova, surgiu a variedade pelo longo, hoje a mais difundida. Após ter sido denominado "Cão da Montanha", ou "Mastiff Alpino" e "Cão Berry", o nome São Bernardo foi oficializado em 1880. O clube suíço na Basiléia foi fundando em 1884 e seu padrão foi estabelecido só em 1887.

De temperamento calmo, sossegado, manso, amável, sociável, de uma devoção sem limites, o São Bernardo adora crianças. Desconfiado para estranhos, pode ser agressivo, portanto, requer uma educação firme. Eles precisam de muito espaço e caminhadas diárias. E, lembrem-se – especialmente, quem tem um São Bernardo no Brasil –, eles odeiam calor. Requer escovação diária e, como todo o dono consciente, também é muito importante tosá-lo no calor brasileiro, mesmo sabendo que os cães se adaptam. Na televisão, ele é o famoso astro da sessão da tarde, o Bethoven.

sábado, 7 de maio de 2011




Eu adoro poodles. Principalmente os branquinhos. Esta é a Cuca cachorra do tosar Nelsinho. Esta tinta é específica para cães e atoxica. Um cão colorido ganha muito mais carinho que um cão sem tinta.



Baby meu vira latinha de longa data. Cachorrinho que para os estranhos não é aconselhado passar a mão. Escandaloso quando me vê. Adora um cainho e um biscrok. Tem a saúde mais forte de todos os meus cãezinhos.


Mel, por essa cachorra eu chorei e choro muito. Ela morreu mas os momentos em que passamos juntas jamais esquecerei. Amor que nunca ninguém antes tinha me dado. Espero encontra-la um dia novamente, mas ela muito mais saudavel para brincar-mos mais.


Esta é a Greta o meu bebezão. Com esses olhinhos saltadinhos observava aos comandos para tomar banho, deixar ser escovada, calma e graciosa. Nunca vi tanto pelo junto. Ela é linda e era bebezão porque preenchia o meu colo. Uma delícia.



Eu com o Wash terrier lindo que frequentava meu antigo trabalho agora não sei dizer se era o Kelvin ou o Tobby pois eram 2. Dois irmãos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Border Collie


Costumo andar pelas ruas e observar os cães e seus donos. Uma certa vez me deparei com duas lindas border Collies que andavam sem coleira pelas ruas da cidade. De imediato quis brincar com elas pois tenho esta mania, até tomar uma mordida (mas nem vou ligar) Pois bem, estas cachorras lindas de nome Cindy e Sapeca por coincidência eram do meu amigo Marcos Pauli que é um exemplo de dono treinando e tratando elas com muito carinho. E o mais delicioso foi que ele o Marcos me chamou para tosar aquele cão de porte médio que é uma satisfação para qualquer tosador. Pois bem este cão de ancestrais nórdicos eram guardião de renas. É possivel que tenham sido trazidos para as ilhas britânicas pelos vickings, e que tenham sido cruzados com raças pastoreiras locais. Seu nome vem da região onde viviam que era no vales dos Borders., fronteira entre a Inglaterra e a Escócia onde a raça se desenvolveu. É o mais difundidos do collies, e continua especializado na guarda dos rebanhos. para o qual é utilizado desde o século XVIII. A raça foi fixada apenas no séc XIX e reconhecida em 1976 pelo kennel club e em 1985 pela S.c.c. Chegou a França em 1970. Temperamento, aptidões e educação: Cão vigoroso, ardente, tenaz, trabalhador, (muita vez mais que seus donos) e muito dócil. Receptivo à educação porque é atento e inteligente, dedicado ao seu dono. Reservado à estranhos mas jamais agressivo. Dotado de um olfato potente, possue um olhar que à distância parece hipnotizar o gado, aproximando -se rastejando co,o um cão de caça. Necessita de exercício diários. é um otimo cão para o campo. Necessita de poucos cuidados com sua higiene. Um cão delicioso. Ahhh esse cão minha mãe também quer ter.