quarta-feira, 4 de maio de 2011

Border Collie


Costumo andar pelas ruas e observar os cães e seus donos. Uma certa vez me deparei com duas lindas border Collies que andavam sem coleira pelas ruas da cidade. De imediato quis brincar com elas pois tenho esta mania, até tomar uma mordida (mas nem vou ligar) Pois bem, estas cachorras lindas de nome Cindy e Sapeca por coincidência eram do meu amigo Marcos Pauli que é um exemplo de dono treinando e tratando elas com muito carinho. E o mais delicioso foi que ele o Marcos me chamou para tosar aquele cão de porte médio que é uma satisfação para qualquer tosador. Pois bem este cão de ancestrais nórdicos eram guardião de renas. É possivel que tenham sido trazidos para as ilhas britânicas pelos vickings, e que tenham sido cruzados com raças pastoreiras locais. Seu nome vem da região onde viviam que era no vales dos Borders., fronteira entre a Inglaterra e a Escócia onde a raça se desenvolveu. É o mais difundidos do collies, e continua especializado na guarda dos rebanhos. para o qual é utilizado desde o século XVIII. A raça foi fixada apenas no séc XIX e reconhecida em 1976 pelo kennel club e em 1985 pela S.c.c. Chegou a França em 1970. Temperamento, aptidões e educação: Cão vigoroso, ardente, tenaz, trabalhador, (muita vez mais que seus donos) e muito dócil. Receptivo à educação porque é atento e inteligente, dedicado ao seu dono. Reservado à estranhos mas jamais agressivo. Dotado de um olfato potente, possue um olhar que à distância parece hipnotizar o gado, aproximando -se rastejando co,o um cão de caça. Necessita de exercício diários. é um otimo cão para o campo. Necessita de poucos cuidados com sua higiene. Um cão delicioso. Ahhh esse cão minha mãe também quer ter.

Um comentário:

  1. Amei ler essa matéria, fiquei impressionada por ela parecer tanto com a minha cadela.
    Parabéns para nós que nos demos o luxo de ter uma Border Collie.

    ResponderExcluir