quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os sharpei são “do barulho”


Na edição de hoje, o meu destaque são os sharpei, raça que existe há muito tempo, mas muito tempo, mesmo! Surgiu em uma reunião do Sul do Mar da China, provavelmente na cidade ‘Dah LeT’, numa província denominada Kwun Tung. O nome sharpei deriva da sua pelagem áspera e eriçada. Shar pei, em chinês, quer dizer “pele de tubarão” ou “lixa”. Os ancestrais dos sharpei são incertos, mas acredita-se que eles tenham os chow-chow como descendentes.

Guardião dos templos, cão de combate, caçador de javalis, o sharpei também era utilizado para vigiar rebanhos. Seu futuro, por muitas vezes, esteve ameaçado. Em 1947, os cães foram proibidos na China, mas em 1970 foram exportadas algumas espécimes de Hong Kong para os Estados Unidos, e criadores americanos assumiram o compromisso com a raça. Por volta de 1980, o Shar Pei chegou à Europa. O sharpei é um ótimo cão de companhia.

De temperamento dominador, ele geralmente é agressivo com seus Congêneres. Mas é equilibrado, calmo e afetuoso com seu dono. Ele gosta de crianças. Sua educação deve ser firme, mas suave – eles podem dizer o que a gente conhece como ‘pavio curto’. É um cão muito limpo que com apenas uma escovada semanal é suficiente. As dobras das peles requerem cuidados especiais. E seu tamanho padrão é entre 40 a 51 centímetros e pesa cerca de 20 quilos.

Onde eu trabalho tem uma sharpei “do barulho” – esta gíria é dos anos 1980, hein?! A danadinha é muito linda e – juro! – desde a hora que entra até o término do banho e da tosa, é uma sinfonia total com seu latido. Todos sabem que a Olívia esta lá. E o engraçado que o dono dela disse que ela é quietinha na casa dela. Só na casa dela. Essa Olivia...

7 comentários:

  1. queria um desse pra mim.

    ResponderExcluir
  2. eu comprei um sharpei e vou coloca-lo o nome EROS

    ResponderExcluir
  3. esse cachorro é tão feio, muito feio, eu nunca compraria um desses,o cachorro é tão ingilhado parece um velhinho estrangulado

    ResponderExcluir
  4. tenho uma fila giganteste e uma viralata, meu amigo tem tres desses sharpei e eu ja encomendei uma p mim, q ja ta no cio.
    www.oguarda.com

    ResponderExcluir
  5. Tem gente que axa que nunca sera enrugado como um velho ne querido...pelo menos o cao e bonito...ja vc coitado sera enrugado e feio pra sempre :)

    ResponderExcluir