terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TECKEL

A raça mais engraçada e medrozinha que eu já conheci para tomar banho e o Teckel ou Salsicha, Cofap ou Basset. Eles são tão ressabiados com seus olhinhos curiosos e suas perninhas curtas que requerem um tratamento especial. Cuidado para que não fiquem muito assustados com o barulho e com a água. Não sei, mas frequentemente eles são assim. Existem registros deste cãozinho desde o antigo Egito, México e mais recentemente na Alemanha. Era utiizado para caça em tocas .Devido ao seu longo focinho em relação ao corpo possue um excelente olfato.
Nesta raça existe 3 tamanhos toy, anão e standart. Pelo longo e pelo curto. Para a coloração da pelagem possue o Unicolor que são os das cores vermelha, amarelo-avermelhado e amarelo. Para o bicolor as cores são preta, chocolate, cinzenta ou brancos com marcações amarelas sobre o peito. E para o Arlequim a pelagem é marrom claro, cinza acastanhado, às vezes até branca, com malhas irregulares de contorno pouco marcado de cor cinza -escuro, castanho, amarelo-avermelhado ou reto. No Brasil esta raça é muito difundida. Cão de compania, esperto e brincalhão. Lindos demais para não querermos fazer um cafuné.

Escovação-ultimamente muitas pessoas tem me pedido para escvar os dentes dos seus cães no banho. Para que isso aconteça, ele deve repetir umas 3 vezes durante semana e o cão deve estar acostumado, senão ele mais encole a pasta do que escova. Para Uma boa escovação deve ser utilizado uma pasta apropriada para cães e uma escova. Pode escovar com gases. A escovação ajuda na limpeza e previne o tártaro. No meu pet, eu uso pasta da empresa Virbac. Existe também um produto que pode colocar na agua do cão que ajuda bastante. E para os cães já bafinhos a limpeza de dentes é uma ótima solução. Fica a Dica.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Limpeza dos ouvidos


Quando você leva seu cão tomar banho em um pet shop fica implícito que também devem ser feitas a higienização das orelhas, escovação dos dentes, corte da unha e esvaziamento das glândulas ad-anal. Nesta edição, vou tratar de características específicas da limpeza do ouvido. É recomendado remover os pelos da parte interna do ouvido. Mas a periodicidade deste procedimento varia de acordo com as raças, já que algumas têm função de origem se adaptar em ambientes frios e com alta freqüência aquática. O acúmulo de pelos, nestes casos, barravam a água e a neve e contribuíam com a limpeza feita pelos próprios cães com as suas tradicionais sacudidas.
Porém, com a urbanização e a domesticação dos cães, muitos animais originários destas raças, como os poodle, por exemplo, deixaram de fazer o uso desta característica genética. Assim, os pelos na parte interna do ouvido passaram a ser um problema, transformando-se em lugar propício para retenção de sujeira e cerume. Isso acontece, notadamente, quando as orelhas são do tipo pendente e não possuem qualquer grau de ereção que permite a sua limpeza apenas com o chacoalhar da cabeça. O excesso de sujeira traz incômodos. E levam os cães a se coçarem. Desta forma, eles podem ferir a lateral da cabeça com as unhas, além de causar a formação de nós nos pelos.
Para a limpeza do ouvido, o procedimento é bem simples, com a utilização de uma pinça tipo keller, algodão e pó a base de sílica, conhecido como “pó para remoção”. É preciso retirar a orelha de cima do ouvido e deixá-lo com boa visualização – a ponta da pinça deve sempre ficar a vista e o cuidado deve ser redobrado para não ferir o ouvido. Depois, com o algodão na ponta da pinça, coloca-se o pó e massageia para espalhar bem. Para a remoção dos pelos internos, novamente utilize a pinça. Em seguida, deve limpar os ouvidos com um produto específico a base de álcool com extrato de coco – eu utilizo a marca Limpinho. A limpeza deve ser feita semanalmente, mesmo que o cão não se banhe, evitando assim o acúmulo de cerume, prurido (coceira) e mau cheiro.
É isso! E boa saúde aos nossos companheiros.

Fonte: revista Cães e Cia., janeiro de 2011.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BEAGLE


Eu o meu namorado temos várias coisas em comum. Uma delas, e o que nos aproximou no início do relacionamento, foi o fato de ambos termos um Beagle. Não só tivemos, como achamos maravilhosas as características desta raça. O Beagle é a mesma raça do Snoopy, personagem de desenho que levou (e leva) gerações ao delírio. O detalhe é que o Snoopy é bicolor. Mas há muitos Beagles tricolores. Raça inglesa muito antiga, mencionada no Século III pelo escocês Ossian. Ocupou um lugar importante nos reinados de Henrique VIII e Isabel I. Os primeiros Beagles foram introduzidos na França por volta de 1860. O Clube Francês da raça foi fundado em 1914. Agradando a todos, tornou-se o Sabujo mais difundido da França e no mundo. O que agradou é o seu tamanho, seu temperamento, sua polivalência, sua eficiencia e velocidade.
É um cão alegre, audacioso, dotado de atividade, energia e determinação, vivo, inteligente, temperamento estável, corajoso, resistente e é bom de faro. É um cão que conduz a matilha e reconhece pistas de outros animais. Na Inglaterra, é utilizado para caçada de lebres. Afetuoso, é um companheiro de família. Necessita de espaço para gastar energia e cuidados regulares com as orelhas. Podem pesar de 15 a 20 kg e medir de 33 a 40 cm. É isto. Ah, tem uma coisa importante. Ele nunca vai sentar perto de você sem se encostar. É muito engraçado. Acho que é coisa de Beagle. Eu amo eles!