quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os encantadores cães raposinhas





Encantados, encantadores. Já vi muitos vira-latas com aspecto de welsh corgi. Com esse corpinho robusto, de perninhas curtinhas, orelhão e cara de raposinha, eles são uma gracinha – como diria a Hebe Camargo. A raça é originária do País de Gales, na região de Pembrokeshire.
Datado dos Séculos IX e X, época em que os vikings da Escandinávia invadiram o País de Gales, somente em 1928 a raça foi reconhecida pelo Kennel Club. Já em 1934, recebeu reconhecimento nos Estados Unidos.
Existe uma lenda sobre estes cães em que duas crianças estavam cuidando do rebanho da família nas terras do rei, quando encontraram dois filhotes que pensaram ser pequenas raposas. As crianças levaram os filhotes para casa, lhes foi dito que os cães eram presentes das fadas, que os utilizavam como montaria e também para puxar suas carruagens encantadas.
Os filhotes cresceram e aprenderam a ajudar seus donos a pastorearem o gado. Corroborando com a lenda, até hoje os corgi levam as marcas das selas das fadas nas costas. Foram usados para pastoreiro, mas a raça tornou excelente para companhia, robustos, ativos e obedientes, ótimos para famílias com crianças e muito inteligentes. Tenho quase certeza, mas esse cãozinho está no filme “O Discurso do Rei”.
Nunca vi esta raça por aqui, mas quem tiver, e quiser dar um filhote deste para mim, adoraria. Desculpe-me, eu tenho esta mania de querer todos os cães do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário