sábado, 25 de dezembro de 2010

LHASA APSO

O cão que vou falar esta semana é o maior sucesso. Existe um em cada esquina. De um beleza pompoza é a febre atual. Porém este e cão existe a milênios no Tibete. Animal rado, era educado nos templos e palácios e os mais belos representantes se encontravam com o Dalai lama. Ele é denominado Apso ( que significa cabra do Tibet) pois seu pelo é parecido ao das cabras de seu país. o lhasa apso guardava os templos e mosteiros do tibet. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia sorte. Era crença geral que após a morte, a alma do dono encarnava-se em seu cão. Por esta razão o lhasa apso era considerado um animal sagrado
Teria surgido no Ocidente, principalmente na Inglaterra, somente em torno de 1930, pois no passado, seu comércio era proibido. Em 1934 foi definido um padrão oficial, Foi introduzido na França por volta de 1950.
Pesa de 4 a 7 kilos. As cores de sua pelagem são: dourada, areia, mel, cinza escuro, ardósia, fumaça, particolor várias cores distintas).
Temperamento e aptidão: Rustico, vivo, sempre em alerta, ousado, de forte personalidade, seguro de si e um pouco teimoso. Calmo, afetuoso e meigo com as crianças. Desconfiado com estranho, tem latido agudo e um ouvido muito sensivel. É um excelente cão de alerta. Adora passear, portanto se você mora em apartamento terá que andar bastante com o amigão. Agora como tosadora os pelos devem ser escovados pois embara~çam demais. Bamho sem sombra de dúvida semanalmente.

Fonte: site saudeanimal.com.br e enciclopédia cão Royal Canin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário